Menu

O Polen

Sobre

O Centro Cultural Araçá é uma Organização de Sociedade Civil, sem fins lucrativos   idealizado por universitários dos cursos de Pedagogia e Biologia da CEUNES / UFES, em 1994 com objetivo contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

Localizada na Zona Urbana da cidade de São Mateus-ES a Instituiçãorecebe crianças e adolescentes de 25 escolas públicas e de 25 bairros periféricos que vivenciam situações de violência urbana e sérias deficiências de programas sociais e culturais.

 Durante esses anos de existência o Centro Cultural Araçá venceu várias etapas, primeiro, trabalhando na rua onde eram encontradas as crianças, depois num galpão cedido pela Diocese de São Mateus, na Casa Abrigo do Conselho Tutelar e no antigo Lar dos Velhinhos, a partir de 1997 passou a ter sede própria construída com recursos doados por parceiros e benfeitores. A área construída consta de quatro prédios, em que funcionam salas de comunicação, matemática, informática, estúdio de rádio e TV, biblioteca, sala de vídeo, administração,refeitório, cozinha e banheiros. Além desses prédios, existem mais três galpões para o funcionamento das oficinas de arte e brinquedoteca. Num terreno anexo, no ano de 2005 foi implantada a agrofloresta, uma real e reconhecida alternativa educacional que ao longo dos oito anos a cada dia se torna e um referencial de práticas sócio-ambientais.

 No Matutino são atendidas150 crianças e adolescentes entre 06 e 13 anos, neste turno são desenvolvidas oficinas lúdicas   utilizando diversas linguagens que abrangem comunicação, gincanas, circuito ambiental, aulas passeio, visitação a pontos turísticos, jogos pedagógicos, música, contação de história, teatro, vídeos, fotografia, poesia , confecção de instrumentos musicais e brinquedos educativos com materiais alternativos além de um repertório de brincadeiras, jogos, parlendas e experiência com plantio de hortaliças e jardim didático .As oficinas são realizadas em rodízio, de forma que oportunize aos educandos a participação de mais de uma oficina por dia.

No turno vespertino as atividadessão voltadas para 150 adolescentes e jovens maiores de 13 anos, a iniciativa oferece oficinas de teatro, musica, audiovisual, dança, poesia, Informática, artes visuais e jardinagens com enfoques variados, objetivando formar jovens como expectadores, realizadores e multiplicadores de ações culturais e ambientais.

O acompanhamento escolar é realizado através da articulação com as escolas onde os educandos freqüentam, através de mecanismos que facilitem a troca de informações e possibilite um maior controle para situações de riscos, seja por faltas, abandono, notas, comportamentos, dificuldades de aprendizagem. Para enfrentar estes problemas será disponibilizado uma hora por dia e liberado recursos materiais e técnicos para apoiar nas tarefas escolares (professor, biblioteca, computadores, internet, papeise materiais de consumo/pedagógico.

O trabalho com as famílias, é realizado através de reuniões, orientação, encontros temáticos e palestras educativas sobregravidez na adolescência, DST/AIDS, drogas, acidentes doméstico, violência familiar e urbana Os familiares também serão convidados a participarem das oficinas de artesanatos e dos eventos festivos e comemorativos. A articulação com as instâncias estadual e municipal facilitará o acesso dos beneficiados às políticas sociais, encaminhamento dos usuários de drogas para centros de tratamento e recuperação, auxílio dos jovens e familiares para aquisição de documentos civis que garantem a cidadania. Com a participação de profissionais da área da assistência, saúde, educação e direito.

Essesanos de trabalho e os projetos  desenvolvidos  levaram o Centro Cultural Araçá a conquistar vários prêmios em concursos e editais públicos, como o Projeto Lê melhor quem lê a vida, selecionado pelo Programa Geração da Paz no ano de 2000 , garantindo o patrocínio da Petrobras no período de 2001 até o ano de 2008. O Projeto Lê melhor quem lê vida também ganhou dois prêmios do Ministério da Cultura como “Ponto de Leitura” na Edição Machado de Assis em 2008 e Viva a Leitura em 2012. O Projeto Arte& Mania Araçá, foi um dos 10 finalistas no prêmio Itaú UNICEF, em 2003 conquistando o Certificado de Menção Honrosa, esse Projeto também foi selecionado e recebeu o apoio do Programa Criança Esperança/Rede Globo durante o ano de 2006/2007 e em 2008 e 2011, recebeu o “Premio Ludicidade” efoi reconhecido pelo MINC (Ministério da Cultura) como “Pontinho de Cultura”. Quanto às conquistas socioambientais tem-se o 2º lugar Categoria Experiências de Sucesso no Prêmio Ecologia 2012 promovido pela TV Vitória/IEMA, 1º lugar na Gincana Ecológica de São Mateus, ES e 1º lugar Feira de Ciências com o tema Irrigação por gotejamento subterrâneo no Município de São Mateus, ES. O Núcleo de Produção Audiovisual foi aprovado em dois editais, um do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura e outro do OI FUTURO /TELEMAR Programa “Novos Brasis”.

A Instituição possui em sua Organização: Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Colegiada e a Assembléia Geral, formados por representantes de diversos segmentos da comunidade,que atuam voluntariamente e conta com uma equipe técnica multidisciplinar contratada e voluntaria.

  Certificados:

- CENAS/ CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social: n° 71 010 000687/2003-63; Resolução 129 de 15 de outubro de 2004.

- Utilidade Pública Federal: Portaria n° 989 de 28 de agosto de 2002.

- Utilidade Pública Estadual: Lei n° 5.884 de 13 de julho de 1999.

- Utilidade Pública Municipal: Lei n° 507/97 de 18 de maio de 1997.

UNIÃO PARA O FUTURO

Centro Cultural Araça
Centro Cultural Araça

Nossos números

São as pessoas que compram em lojas virtuais e com isso ainda ajudam ONGs.
Polinizadores nos ajudando

Polinizadores nos ajudando o que é?

16

Recebemos doações dos polinizadores
Recebemos doações dos polinizadores

Já recebemos o que é?

R$10,45

Nossa equipe

Foto da equipe da ONG Centro Cultural Araça
Foto da equipe Centro Cultural Araça
Equipe Centro Cultural Araça

O Centro Cultural Araçá é uma Organização de Sociedade Civil, sem fins lucrativos idealizada em 1994, por universitários dos cursos de Pedagoga e Biologia da CEUNES/UFES, com o propósito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco social. Durante quase 22 anos consecutivos, a Entidade vem atuando em São Mateus, atendendo por ano em torno de 500 crianças, adolescentes jovens. A maioria dos educandos possui um histórico escolar permeado de repetência, evasão e defasagem, que se refletem na falta de conhecimento de seus direitos enquanto cidadão, na qualificação profissional e consequentemente dificuldade na inserção no mercado de trabalho. Embora o Estatuto da Criança e do adolescente (lei 8069/1990) defina como dever da sociedade e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, mas todos sabem que na prática isso não tem acorrido a contento. O que motiva o Araçá a desenvolver Projetos Educativos incluindo crianças, adolescentes e jovens no contra turno escolar. Porem, as conquistas alcançadas através das boas parcerias e o apoio da comunidade , não têm sido suficientes para manter o atendimento e a qualidade do trabalho que a Instituição é capaz de oferecer. Os recursos financeiros estão ficando cada vez mais escassos e inconsistentes. Normalmente os convênios e parcerias são de curta duração e os problemas se agravam principalmente no início e fim do ano letivo, quando faltam recursos para iniciar e fechar o ano letivo.

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada.

Carregando

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

A opção para adicionar não apareceu?

Adicione diretamente via chrome store a partir do link abaixo:
https://chrome.google.com/webstore/detail/o-polen/ldphipnakpbnmadnhflphjmhkoliflkk

Adicione ao seu Firefox

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

Adicione ao seu Safari

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito