Por uma nova história de acolhimento
Somos uma Ong que há mais de 18 anos colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento, cujos direitos foram violados e precisaram ser afastados de suas famílias. Promovemos o resgate e valorização de suas histórias de vida, fortalecendo-os para que se tornem protagonistas na construção de seus futuros. Entendemos que toda criança e adolescente tem o direito de se desenvolver plenamente, em família e na comunidade.
São 5 os principais programas e 1 modalidade de serviço de acolhimento:
Fazendo Minha Historia - Propicia meios de expressão para que cada criança ou
adolescente entre em contato e registre sua história de vida junto a um adulto
voluntário, utilizando a literatura infantil como mediadora desse processo.
Grupo Nós - Acompanha adolescentes no processo de desligamento do serviço de
acolhimento, oferecendo acompanhamento grupal e individualizado para desenhar
projetos de vida, fortalecer laços afetivos, refletir sobre autonomia e vivê-la
na prática.
Apadrinhamento Afetivo - Oferece convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, que possuem poucas chances de adoção ou reintegração familiar, por meio de voluntários comprometidos com o papel de Padrinho Afetivo.
Contato - Oferece
atendimento psicológico a crianças e adolescentes, a partir da atuação de
psicoterapeutas e supervisores voluntários.
Formação - Busca a profissionalização dos serviços de acolhimento, criando
espaços de reflexão e trazendo subsídios práticos e teóricos para que os
profissionais atuem de forma mais efetiva a cada dia.
E o Famílias Acolhedoras - Modalidade de acolhimento familiar para crianças afastadas da sua família, como medida de proteção, excepcional e provisória.
Acolhimento de bebes e crianças afastadas de suas familias em familias acolhedoras A importância do acompanhamento, do vinculo, do papel de cada pessoa implicada.
Construção do album de historia de vida feito por uma criança e um adulto voluntário.
Encontro com crianças e adolescentes, mediação de leitura em uma tarde no serviço de acolhimento parceiro.
Resgate e registro da historia de vida de cada criança e adolescente acolhido atraves da construção de um album de memorias.
Retomando os encontros presenciais com os jovens entre 16 e 18 anos.
No eixo temático das medidas protetivas, as Famílias Acolhedoras do Instituto Fazendo História foi a prática vencedora da categoria Empresas e Sociedade Civil Organizada do 1º Prêmio Prioridade Absoluta
Cláudia Vidigal, fundadora do Instituto Fazendo História, fala sobre os direitos das crianças no JC1. Importância do papel do Conanda para projetos que beneficiam crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Conselho: paridade entre sociedade civil e conselho.
Depoimento de uma família que acolhe um bebe em sua casa pelo período em que a mesma estaria em acolhimento institucional
Depoimento de uma família que acolhe um bebe em sua casa pelo período em que a mesma estaria em acolhimento institucional
Registro doação de alimentos para Familias
Familias que receberam apoio durante a pandemia via doações de alimento e material de higiene
Novo espaço para promoção de leitura entre crianças e adolescentes que moram em abrigo parceiro
Renovação do espaço de leitura para que o ambiente se tornasse mais aconchegante e convidativos as crianças e adolescentes do abrigo.
Novo acervo de livros infanto juvenis para serviço de acolhimento parceiro
Apadrinhamento de Crianças e de Adolescentes com vinculo rompido com sua familia e poucas chances de adoção.
Crianças de 0 a 6 anos acolhidas temporariamente em famílias acolhedoras até que retornem para sua familia de origem ou , quando isso nao é possivel, vão para familias adotivas.
Adolescentes entre 15 e 20 anos, preparo para construção de projetos de vida - eixos: moradia, trabalho, uso consciente do dinheiro, cidadania
realidade de meninos e meninas acolhidos quando ficam no abrigo até a maioridade. como o instituto fazendo historia colabora para o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes que saem dos abrigos quando completam 18 anos.
Resgate e registro de historias de vida, mediação de leitura, vinculos afeivos
Para quem trabalhamos, o que fazemos, em que acreditamos. Como fazemos?
A equipe hoje é formada por uma diretora, uma gerente técnica e uma administrativa, 6 coordenadoras de programas, 1 coordenador de advocacy, técnicos, 1 coordenador financeiro, 1 profissional administrativo, 1 profissional de comunicação, 1 coordenador de desenvolvimento institucional e 1 assistente , conta ainda com um conselho presente, diretoria, conselho fiscal e consultivo diverso.
Encante e engaje seus clientes com as causas sociais que são a cara do seu negócio! Integrando nossa tecnologia ao sistema da sua empresa, fica fácil destinar uma pequena porcentagem das suas vendas para as causas que deseja apoiar!
QUERO SABER MAIS!Você pode comprar de empresas com responsabilidade social que tem o compromisso de apoiar uma causa social a cada compra. Ao comprar nestas lojas e demandar um consumo mais consciente você reafirma e ajuda a mais empresas polinizarem o mundo!
COMPRE E DOE!