Menu

O Polen

Sobre

A Ong Gerando Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, que surgiu em 2008 na tentativa de se proteger crianças e adolescentes da exploração sexual no centro de prostituição da Praça da Bandeira/RJ e possibilitar que mulheres, pudessem ter acesso a seus direitos e oportunidades que lhe permitissem escolhas livres.
A missão da instituição é a inclusão socioeconômica de mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A instituição atua no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, Comitê Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, além de participar de redes comunitárias de fortalecimento de vínculos para o desenvolvimento local.
Os eixos estratégicos de ação estão direcionados para os temas de educação, gênero e desenvolvimento local. O público-alvo da instituição são mulheres, crianças e adolescentes.
As principais atividades desenvolvidas em cada eixo estratégico são: Educação (incentivo à leitura, reforço escolar, profissionalização e empreendedorismo), Gênero (atividades de prevenção à exploração sexual e tráfico de pessoas, palestras informativas), Desenvolvimento Local (capacitação de lideranças comunitárias, palestras informativas).
O diferencial da instituição é atuar em parceria com agentes locais de transformação (referências comunitárias que atuem na região do projeto) com o propósito de capacitar lideranças e potencializar habilidades de gerenciamento de ações de desenvolvimento local proporcionando assim autonomia e sustentabilidade dos projetos locais.
A instituição atua em duas regiões no Brasil: 1. Sudeste (Rio de Janeiro) na Praça da Bandeira, centro da cidade, e 2. Nordeste (Bahia) em espaço na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia.
A equipe central é formada por uma supervisão, coordenação social, coordenação administrativa, assistente de projetos, e oficineiros.
Os recursos institucionais são captados através de editais, vendas de produtos artesanais, bazar, almoço beneficente, campanhas de captação de recursos para pessoas físicas e captação de recursos com instituições sociais ou empresariais.
Os principais projetos da instituição são: 1. Projeto Bebel (Inclusão Socioeconômica de Mulheres da Praça da Bandeira – RJ), anos de 2013 a 2014, financiado pela Comissão Européia e executado em parceria com a instituição francesa Planet Finance, atendeu 150 (cento e cinquenta) mulheres em situação de vulnerabilidade social através de atividades como gestão empresarial, alfabetização, curso de idiomas, profissionalização, além de acompanhamento social, jurídico e psicológico. O Projeto Bebel foi premiado em 2013 - PlaNetFinanceInternationalMicroentrepreneurshipAwards e em 2014 pelo Ministério da Justiça como uma das 15 (quinze) melhores práticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, e recebeu no mesmo ano uma placa de reconhecimento do senado francês. 2. Projeto de Prevenção ao Tráfico de Pessoas na Praça da Bandeira (RJ), ano de 2014, financiado pelo Ministério da Justiça e UNODC (Agência da ONU paracrimes internacionais), queexecutou atividades de capacitação de 10 (dez) lideranças, oficinas para 30 (trinta) meninas, palestras informativas e ações de prevenção na temática atingindo mais de 3.000 (três mil) mulheres. 3. Projeto Crescer Crescer – Proteção Integral de Crianças e Adolescentes na Praça da Bandeira (RJ), ano de 2014, financiado pela Fundação Luterana de Diaconia, o projeto realizou oficinas de leitura, corpo e sociedade, música e prevenção à exploração sexual com 30 (trinta) crianças da região da Praça da Bandeira, além do acompanhamento social das famílias.4. Projeto Mais Nordeste: Mais Educação, Cultura e Direitos, que atende 50 (cinquenta) crianças e adolescentes na cidade de Eunápolis Bahia, através de atividades de incentivo à leitura, reforço escolar, atividades artísticas e culturais e ações comunitárias informativas sobre direitos humanos. São 15 adolescentes e jovens atendidos em cursos de profissionalização e 10 jovens e adultos em projetos de alfabetização.
Os principais parceiros da instituição são Ministério da Justiça, Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, OAB, Secretaria de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Universidade Unisuam, redes comunitárias e Ong’s Liberdade e 27Million, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, voluntários.
Os principais prêmios da instituição são: Programa Jovens Líderes do Brasil (2010) oferecido pela Associação Universitária Internacional, Troféu Beija-flor (2011) oferecido pela instituição Rio Voluntário, reconhecendo o trabalho da educadora social Euzi Ramos com as crianças e adolescentes da Praça da Bandeira. Prêmio Mulheres e Microempreendedorismo (2013) oferecido pela instituição Planet Finance em Paris (França), que reconheceu a transformação social na vida da agente social Francine Rocha através do Projeto Bebel – Inclusão socioeconômica de Mulheres da Praça da Bandeira. Placa de Reconhecimento do Projeto Bebel como uma das 15 (quinze) organizações selecionadas como as melhores práticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, oferecida pelo Ministério da Justiça (2014). Placa de reconhecimento pelo senado francês pela atuação do Projeto Bebel com mulheres da Praça da Bandeira (2014). Prêmio Laureate Brasil – Jovens Empreendedores Sociais (2015).
 
 
 
 

Eu acredito em um mundo melhor. E você?

Gerando Vida
Gerando Vida

Nossos números

São as pessoas que compram em lojas virtuais e com isso ainda ajudam ONGs.
Polinizadores nos ajudando

Polinizadores nos ajudando o que é?

11

Recebemos doações dos polinizadores
Recebemos doações dos polinizadores

Já recebemos o que é?

R$21,38

Nossa equipe

Equipe Gerando Vida

A instituição foi fundada pela estudante de Direito Danielle de Araújo e a Assistente social Neusa Pinto, que com a ajuda de amigos começaram a ofertar cursos e atividades gratuitas para crianças e mulheres na Praça da Bandeira, RJ. Atualmente a equipe é formada por uma Coordenação Executiva e Administrativa, oficineiros e contador.

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada.

Carregando

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

A opção para adicionar não apareceu?

Adicione diretamente via chrome store a partir do link abaixo:
https://chrome.google.com/webstore/detail/o-polen/ldphipnakpbnmadnhflphjmhkoliflkk

Adicione ao seu Firefox

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

Adicione ao seu Safari

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito