Menu

O Polen

Sobre

Um organismo vivo, nascido na década de 70 da pergunta de uma criança e da vontade coletiva de transformar a Monte Azul, favela que fica na periferia da cidade de São Paulo.

Uma vontade que ganhou forças, cresceu, tomou formas, criou espaços, projetos, mobilizou equipes, voluntários e parceiros, gerando uma comunidade de propósito, agindo além dos limites territoriais.

Como base, a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf – o desenvolvimento pessoal gerado a partir da autoconsciência e a educação pautada no desenvolvimento integral do Ser Humano, considerando seus aspectos físico, espiritual, intelectual e artístico.

A Monte Azul acredita que o processo de Desenvolvimento Integral do Ser Humano começa antes mesmo do nascimento de cada ser – na ressignificação da gestação e do modo como as crianças vêm ao mundo. Passa pelas cores e brincadeiras da educação infantil, ganha força nas atividades coletivas e manuais da adolescência e posteriormente, na juventude, concretude ao aprender a trabalhar e trabalhar aprendendo, inclusive sobre seu papel social.

Assim é feito o trabalho da Associação Comunitária Monte Azul, em conjunto com beneficiados e suas famílias, coordenadores, educadores, técnicos e conselheiros; apoiado por pessoas e parceiros que contribuem para manter a Chama Viva e aberta a novos vínculos e iniciativas que contribuam para a realização da missão.


A Associação Comunitária Monte Azul estrutura sua atuação em 4 Núcleos autônomos e com identidades próprias, todos eles na zona sul de São Paulo.

Núcleo Monte Azul

A favela Monte Azul – no Jardim Monte Azul - é o berço da Associação Comunitária. Possui em torno de 2.000 moradores e o envolvimento da comunidade em mutirões resultou na total urbanização da favela.

 

Núcleo Peinha

No começo dos anos 80, a Associação Comunitária Monte Azul ampliou seu trabalho para a comunidade Peinha, favela vizinha. Assentada num morro do Jardim Santo Antônio, a favela abriga cerca de 500 famílias.

 

Núcleo Horizonte Azul

Em 1983, a Associação Comunitária Monte Azul adquiriu uma chácara, próxima à represa de Guarapiranga, no bairro Jardim Horizonte Azul, onde estabeleceu o Núcleo Horizonte Azul.

 

Núcleo Estratégia Saúde da Família

Por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (iniciada em 2001), a Monte Azul é responsável pelo Programa Estratégia Saúde da Família do Distrito do Jardim São Luís, administrando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atendem uma população de mais de 270.000 pessoas.


Áreas de atuação:

Educação e Assistência Social: tendo como base a Pedagogia Waldorf, abordagem Pickler-Lókzy, Terapia Social, Pedagogia Social e Pedagogia Curativa, atendemos crianças, jovens e adultos (a partir de 0 anos), em berçário, creche, jardim de infância, pré-escola, atividades no período complementar a escola, cursos profissionalizantes e encaminhamento profissional, além de um trabalho com jovens com deficiência intelectual.

Saúde: no Ambulatório Médico Terapêutico e na Casa Angela - Centro de Parto Humanizado e Atenção Materno-Infantil, os atendimentos têm como base a medicina e as terapias de base antroposófica, além de outras práticas integrativas. A população tem acesso a serviços de clínica geral, oncologia, neurologia, dermatologia, pediatria, ginecologia, psiquiatria, psicologia, terapia, pré-natal, parto e pós-natal, além de atendimento odontológico, enfermagem e terapias externas. Já o Programa Estratégia Saúde da Família incorpora e reafirma os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cultura: O Centro Cultural Monte Azul – hoje um dos principais polos de irradiação cultural da periferia da Zona Sul de São Paulo – oferece intensa programação de teatro, dança e música, além de oficinas artísticas e culturais. Três bibliotecas, uma em cada núcleo comunitário, possibilitam acesso à literatura e promovem atividades diversas, se fortalecendo como verdadeiros centros de convívio. No Pontinho de Cultura Monte Azul, a quadra da comunidade é palco para atividades recreativas e culturais livres para crianças e adolescentes. 

Transformar é possível

Associação Comunitária Monte Azul
Associação Comunitária Monte Azul

Nossos números

São as pessoas que compram em lojas virtuais e com isso ainda ajudam ONGs.
Polinizadores nos ajudando

Polinizadores nos ajudando o que é?

22

Recebemos doações dos polinizadores
Recebemos doações dos polinizadores

Já recebemos o que é?

R$223,47

Nossa equipe

Foto da equipe da ONG Associação Comunitária Monte Azul
Foto da equipe Associação Comunitária Monte Azul
Equipe Associação Comunitária Monte Azul

Diretoria diretor Presidente Ricardo Najjar diretora Vice-Presidente Mário Zoriki 1ª secretária Maria do Carmo Santos Gusewski 2° secretário Eva Martins de Castro 1° tesoureiro Isabel Cristina Nascimento 2ª tesoureira Monica Elisabeth Winnubst 1º conselheiro Fiscal Ayrton Pimentel 2° conselheiro Fiscal Maria Isabel Stucchi 3° conselheiro Fiscal Sidney Vinha 1° suplente do conselho Fiscal Heraldo da Mota 2ª suplente do conselho Fiscal Elenita Oliveira 3º suplente do conselho Fiscal Nilton Rodrigues Grupo de metas A Associação, de forma geral, é dirigida pelo Grupo de Metas Constituído por 13 pessoas, com diferentes cargos, funções, formações e tempo na organização, atua em assuntos estratégicos da Associação: 1. Evanilda Dias (Evinha), 2. Ivete Rui, 3. Paulo Roberto Ignacio, 4. Márcia de Oliveira Voboril, 5. Marcos Prates, 6. Manuela Santos Souza 7. Natália Silva, 8. Raquel Calcina, 9. Renate Keller Ignacio, 10. Rosemeire Marçal, 11. Telma Benedicto, 12. Ute Craemer. Coordenações dos núcleos A Associação possui quatro núcleos de atuação: Núcleo Monte Azul; Núcleo Peinha; Núcleo Horizonte Azul e Núcleo Estratégia Saúde da Família. Cada núcleo possui um grupo e uma coordenação que se reúnem semanalmente para decidir assuntos que dizem respeito ao núcleo. Coordenadores Cada área possui um coordenador que, junto com a equipe, define assuntos relativos à área em reuniões regulares. Quando uma área abrange mais de um núcleo, os coordenadores da área se reúnem para resolver assuntos comuns aos vários núcleos. Equipe das áreas Compostas todos que atuam em cada um dos 16 programas/projetos da Monte Azul, que inclui educadores, auxiliares, coordenadores, médicos, terapeutas, enfermeiros, agentes de saúde e voluntários, entre outros. Comissões São grupos estruturados em torno de temas relacionados ao dia a dia da Associação (meio ambiente, eventos, bazar), que constroem e decidem sobre ações a serem realizadas. Todo funcionário e/ou voluntário pode fazer parte das comissões e contribuir com seus conhecimentos e habilidades.

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada.

Carregando

Adicione ao seu Chrome

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

A opção para adicionar não apareceu?

Adicione diretamente via chrome store a partir do link abaixo:
https://chrome.google.com/webstore/detail/o-polen/ldphipnakpbnmadnhflphjmhkoliflkk

Adicione ao seu Firefox

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito

Adicione ao seu Safari

Com o nosso raio polinizador, toda vez que você entra em uma loja, nós te lembramos de ajudar sem gastar nada :)

Instalado? Vamos começar?

Próximo Passo!    Voltar para o site.

Segurança e privacidade

Não se preocupe, nós não temos acesso aos dados de sua compra ou cartão de crédito